NOSSOS CORTES

A maioria das pessoas já passou por isso: tantos cortes e nomes para a carne, mas … para que servem? Qual a melhor peça para o famosos picadinho ou para aquela carne de panela da vovó?  Apresentamos aquitodos os cortes bovinos e suas aplicações mais populares. As denominações carne de “primeira”, “segunda” e “terceira” estão ultrapassadas, pois não refletem a qualidade, mas a quantidade de colágeno, sendo com pouco ou mais colágeno, respectivamente.

Vazio

Aqui no Brasil o Bife do Vazio é pouco conhecido. É chamado também de “Pacú” ou “Aba da Costela”.

Entrecote

Corte típico argentino, com nome francês, então é uma carne globalizada, muito fácil de preparar e de um sabor que derruba muitos outros cortes tradicionais por aí. Esse corte vem da peça do contrafilé, de onde se tira a “capa do contrafilé”

Costela do Traseiro

A costela fica localizada nas laterais do boi, e é uma carne com muita gordura e extremamente saborosa, se você souber como prepará-la.

Tatu

O Lagarto é um tipo de corte da carne bovina localizado na parte traseira do animal e representa, aproximadamente, 3,73% da carcaça traseira. Também denominada na região sul do Brasil como tatu. Na Bahia é conhecido como paulista.

T-Bone

O Prime RIB é a costela de primeira, como a tradução do seu nome em inglês já diz, o corte é extraído da caixa torácica superior da costela do boi. Trata-se de uma carne muito macia e de alta qualidade.

Prime Rib

Aumente o nível do churrasco com esse corte. Quer melhorar seu churrasco? Troque a picanha pelo prime rib, um corte nobre que traz sabor e beleza.

Matambre

O matambre pode ser preparado de várias formas. A mais conhecida é o matambre enrolado. Trata-se de uma receita para o preparo de um frio para ser consumido a qualquer hora.

Picanha

É caracterizado por sabor acentuado e maciez, garantidos pela camada de gordura que o reveste, o preferido no churrasco.

Patinho

Carne magra, com fibras macias, ideal parabife a milanesa, escalopes e carne moída, como também cozidos, ensopados e picadinhos.

Filé Mignon

É o mais macio. Ideal para bifes altos como o tourneador e o modalhão, também pode ser empregado em rosbifes, picadinhos, estrogonofe, assados e refogados.

Maminha

Retirado da alcatra, famosos pela maciez, suculência e sabor suave, é indicado para assados na churrasqueira e no fogão.

Costela do Dianteiro

Também conhecido como costela de ripa ou apenas costela, reveste a parte superior da caixa torácica, com ossos maiores e largos.

Paleta

Vem da pata dianteira, sendo o peixinho, a raquete e o moilo da paleta. São menos nobres, porém suculentos e saborosos, pedindo cozimento lento e longo, indicados para picadinhos e cozidos.

Acém

Dos dianteiros é o maior e mais macio, relativamente magro, pedindo bastante calor e umidade no cozimento, sendo indicado nos cozidos de panela, picadinhos e ensopados.

Coxão Mole

Parte da Coxa do boi é formado das massas musculares da face interna do coxão. Macio, é ideal para assados, ensopados, picadinhos, escalopes, bife à milanesa ou moído.

Coxão de Fora

Fica na face externa do coxão e tem fibras mais duras, necessitando cozimento mais longo, apropriado para carnes recheadas, cozidos de panela e rosbife, ou moído em refogados e molhos.

Contrafilé

É grande e de onde se origina a bisteca, ideal para bifes, medalhões e rosbife, podendo ser grelhado no fogão ou na churrasqueira em alta temperatura e por pouco tempo.

Alcatra

Junto com filé mignon, o contrafilé e a picanha, é a parte do quarteto nobre do boi, sendo magro e saboroso, e dá origem a cinco outros cortes: a picanha; a maminha, o miolo de alcatra ou baby beef, o tender steak e o top sirloin.