Existem diversas técnicas para o preparo de alimentos na brasa, tanto carnes quanto legumes e verduras. Cada tipo de alimento requer uma técnica específica que possibilita os melhores resultados possíveis.

Grelhar: Utilizando grelha ou parrilla, essa técnica é ideal para carnes macias cortadas em bifes ou filés (ex.: bife ancho, chorizo, fraldinha, medalhões, linguiças, bistecas) e para legumes mais tenros inteiros ou fatiados (abobrinhas, berinjela, pimentões, tomates). Necessita de um calor mais intenso e direto para criar uma crosta tostada por fora (Reação de Maillard), enquanto mantém o ponto desejado no interior.

Chapear: Substitui-se a grelha por uma chapa de ferro colocada diretamente sobre o fogo. Indicada para os mesmos alimentos acima. Produz uma crosta tostada mais uniforme que a grelha, podendose usar alguma gordura (óleo, azeite ou manteiga) e produz menos sabor de fumaça.

Assar: Utiliza-se a grelha numa altura mais alta. Esperto ou tambor. Ideal para cortes macios médios e grandes (picanha, alcatra, maminha, filé mignon inteiro) e legumes tenros inteiros ou legumes mais firmes embrulhados em papel alumínio (cebola, alho, batatas). Deve-se deixar o alimento a uma distância maior do braseiro para um cozimento mais lento. Ainda assim, forma-se uma crosta externa bem tostada e controla-se o ponto interno desejado.

Low n’Slow: É um assado muito lento e demorado, com baixa temperatura e calor indireto. Ideal para cortes grandes e duros (costelas, cupim, pernis, paletas, aves inteiras) e para legumes firmes (palmito, abóboras, batata). Utiliza-se o tambor (bafo) ou pit. Em muitos casos é indicado embalar o alimento em papel alumínio para preservar a umidade e proteger do calor direto. A carne pode ser previamente selada ou, após estar cozida, proceder com a técnica de assar ou grelhar para tostar o exterior.

Defumar: Idem ao Low n’Slow, mas com a utilização de lenha de defumação para adquirir outras notas de sabor. Processo típico do Barbecue do sul dos EUA.

Medieval: Técnica muito interessante que consiste em tostar uma carne diretamente em contato com as brasas. Ideal para cortes macios em bifes. Ao colocar a carne em contato com um calor muito intenso, cria-se uma crosta bem torrada no exterior com notas de sabor únicas, mantendo o interior malpassado.

Rescaldo: Outra técnica em quem os alimentos são colocados diretamente na brasa. É utilizado para legumes tenros inteiros que são cobertos com brasas e cinzas até cozinharem. Muitas das vezes, utiliza-se o fim de um braseiro que já foi usado para asar outros alimentos, numa maneira de aproveitar o fogo até o final.